O que é a ITIL?
A ITIL (Information Technology
Infrastructure Library) é considerada uma das melhores práticas para
gerenciamento de serviços de TI. Foi desenvolvida no final dos anos 80 pelo
governo britânico, com o objetivo de documentar e armazenar o máximo de
informação e conhecimento sobre processos ligados a TI, por meio de cases
práticos, manuais e literatura especializada no assunto. É formada por um
conjunto de publicações que descrevem práticas testadas e validas por várias
organizações no mundo todo.
Porque adotar?
As organizações dependem cada vez
mais da tecnologia da informação, não importa qual o ramo de atuação. Com a TI
sendo tratada como parte integrante do negócio, ela pode demonstrar seu valor
na entrega de serviços com qualidade. Alguns dos benefícios são:
·
Alinhamento entre a TI e o negócio;
·
Melhorias na prestação de serviços e na
satisfação do cliente;
·
Redução de custos através de uma melhor
utilização dos recursos;
·
Melhor gestão de risco do negócio e interrupção
do serviço ou falha;
Qualificação
O esquema de qualificação da ITIL
funciona conforme figura apresentada no início da publicação.
O primeiro nível é o FOUNDATION.
O exame é composto de 40 perguntas e o conteúdo é focado em conceitos básicos das
publicações ITIL.
O segundo nível é o INTERMEDIÁRIO e é composto por 9 exames. Sendo aprovado em qualquer módulo/exame desse nível, o profissional recebe o título de Intermediário. Os exames são focados na aplicação do conhecimento ITIL adquirido, em situações reais propostas. Este nível é divido em duas áreas:
· Lifecycle: detalha o ciclo de vida do serviço.
· Capability: detalha os processos e papéis. Uma das certificações mais procuradas dentro deste nível é a OSA – Operational Support and Analysis.
Cada módulo intermediário é uma
certificação independente e sendo aprovado no exame o profissional receberá uma
determinada quantidade de créditos, que é necessária para obter o título
EXPERT.
O terceiro nível é o EXPERT. Para
receber esse título, o profissional conquista uma série de qualificações nos
módulos intermediários anteriores, cada módulo dá ao profissional uma
quantidade de créditos. Além disso o candidato deverá realizar o curso MALC
(Managing Across the LifeCycle) por uma instituição credenciada e ser aprovado
nesse exame, recebendo então mais créditos.
Atingindo os 22 pontos,
finalmente a certificação ITIL Expert é concedida.
O último nível, é o MASTER. Ela é
voltada para pessoas que atuam de maneira profunda nas práticas da ITIL, os
profissionais que desejarem essa certificação precisam possuir o título Expert
e devem elaborar uma proposta de adoção da ITIL em uma situação real. Se a
proposta for aprovada, o candidato terá ainda que defendê-la para uma banca.
Exames
O exame Foundation é o mais
fácil, tem muito material disponível e por se tratar de uma prova que trata de
conceitos, o nível de dificuldade é baixo, são 40 perguntas que exigem 65% de
aprovação. As provas do nível Intermediário são mais complicadas: os conceitos
aprendidos no nível Foundation devem ser aplicadas em uma situação hipotética proposta
no exame, o candidato deve selecionar qual a melhor ação para ser realizada
para resolver o problema citado na pergunta. Além disso, os exames possuem
apenas 8 questões de múltipla escolha, cada resposta valendo 5, 3, 1 e 0. No
final da prova, o profissional tem que alcançar 28 pontos ou mais para ser
aprovado (70%). A quantidade de estudo necessária também é maior, é importante
ler, interpretar e buscar entender como aplicar os conhecimentos adquiridos em
uma situação real.
Para todos os exames do nível
Intermediário e para o MALC, é necessário realizar um curso do conteúdo por uma
instituição certificada. Sem esse curso, não é possível realizar a prova.
Devo investir?
O profissional que deseja
alcançar maiores níveis de certificação da ITIL deve estar ciente que o
processo vai ser difícil e exigirá muita dedicação e investimento financeiro.
Em retorno, um profissional com esse nível de conhecimento irá ser diferenciar
no mercado. Porém é importante aliar as certificações com a experiência, uma
vez que a experiência também é essencial para se posicionar no mercado de trabalho
e exercer um bom trabalho implementando as práticas da ITIL.
Ficou interessado?
A Mindworks oferece atualmente o
curso ITIL Foundation. O treinamento fornecerá uma visão geral dos processos
contidos no framework com sua última versão (2011), demonstrando os objetivos,
atividades, papéis e responsabilidades de cada processo e ciclos de vida.