BLOG


Esquema de Qualificação da ITIL - Como funciona


18 de Abril de 2019

Autor: Vanessa Abreu Almeida - ITIL Expert na Mindworks


O que é a ITIL?

A ITIL (Information Technology Infrastructure Library) é considerada uma das melhores práticas para gerenciamento de serviços de TI. Foi desenvolvida no final dos anos 80 pelo governo britânico, com o objetivo de documentar e armazenar o máximo de informação e conhecimento sobre processos ligados a TI, por meio de cases práticos, manuais e literatura especializada no assunto. É formada por um conjunto de publicações que descrevem práticas testadas e validas por várias organizações no mundo todo.

Porque adotar?

As organizações dependem cada vez mais da tecnologia da informação, não importa qual o ramo de atuação. Com a TI sendo tratada como parte integrante do negócio, ela pode demonstrar seu valor na entrega de serviços com qualidade. Alguns dos benefícios são:

·         Alinhamento entre a TI e o negócio;

·         Melhorias na prestação de serviços e na satisfação do cliente;

·         Redução de custos através de uma melhor utilização dos recursos;

·         Melhor gestão de risco do negócio e interrupção do serviço ou falha;

Qualificação

O esquema de qualificação da ITIL funciona conforme figura apresentada no início da publicação.

O primeiro nível é o FOUNDATION. O exame é composto de 40 perguntas e o conteúdo é focado em conceitos básicos das publicações ITIL.

O segundo nível é o INTERMEDIÁRIO e é composto por 9 exames. Sendo aprovado em qualquer módulo/exame desse nível, o profissional recebe o título de Intermediário. Os exames são focados na aplicação do conhecimento ITIL adquirido, em situações reais propostas. Este nível é divido em duas áreas:

        ·      Lifecycle: detalha o ciclo de vida do serviço.

          ·       Capability: detalha os processos e papéis. Uma das certificações mais procuradas dentro deste nível é a OSA – Operational Support and Analysis.

Cada módulo intermediário é uma certificação independente e sendo aprovado no exame o profissional receberá uma determinada quantidade de créditos, que é necessária para obter o título EXPERT.

O terceiro nível é o EXPERT. Para receber esse título, o profissional conquista uma série de qualificações nos módulos intermediários anteriores, cada módulo dá ao profissional uma quantidade de créditos. Além disso o candidato deverá realizar o curso MALC (Managing Across the LifeCycle) por uma instituição credenciada e ser aprovado nesse exame, recebendo então mais créditos.

Atingindo os 22 pontos, finalmente a certificação ITIL Expert é concedida.

O último nível, é o MASTER. Ela é voltada para pessoas que atuam de maneira profunda nas práticas da ITIL, os profissionais que desejarem essa certificação precisam possuir o título Expert e devem elaborar uma proposta de adoção da ITIL em uma situação real. Se a proposta for aprovada, o candidato terá ainda que defendê-la para uma banca.

Exames

O exame Foundation é o mais fácil, tem muito material disponível e por se tratar de uma prova que trata de conceitos, o nível de dificuldade é baixo, são 40 perguntas que exigem 65% de aprovação. As provas do nível Intermediário são mais complicadas: os conceitos aprendidos no nível Foundation devem ser aplicadas em uma situação hipotética proposta no exame, o candidato deve selecionar qual a melhor ação para ser realizada para resolver o problema citado na pergunta. Além disso, os exames possuem apenas 8 questões de múltipla escolha, cada resposta valendo 5, 3, 1 e 0. No final da prova, o profissional tem que alcançar 28 pontos ou mais para ser aprovado (70%). A quantidade de estudo necessária também é maior, é importante ler, interpretar e buscar entender como aplicar os conhecimentos adquiridos em uma situação real.

Para todos os exames do nível Intermediário e para o MALC, é necessário realizar um curso do conteúdo por uma instituição certificada. Sem esse curso, não é possível realizar a prova.

Devo investir?

O profissional que deseja alcançar maiores níveis de certificação da ITIL deve estar ciente que o processo vai ser difícil e exigirá muita dedicação e investimento financeiro. Em retorno, um profissional com esse nível de conhecimento irá ser diferenciar no mercado. Porém é importante aliar as certificações com a experiência, uma vez que a experiência também é essencial para se posicionar no mercado de trabalho e exercer um bom trabalho implementando as práticas da ITIL.

Ficou interessado?

A Mindworks oferece atualmente o curso ITIL Foundation. O treinamento fornecerá uma visão geral dos processos contidos no framework com sua última versão (2011), demonstrando os objetivos, atividades, papéis e responsabilidades de cada processo e ciclos de vida.

ONDE ESTAMOS?

Rua Fortunato Ramos, nº 245, Ed. Praia Trade Center
Santa Lucia, Vitória - ES, 29056-020
7° Andar

(27) 3015-1800