BLOG


Eliminando a lentidão do seu computador


12 de Março de 2019

Autor: Fernando Garcia - técnico de suporte na Mindworks


Uma situação que incomoda muitos usuários no dia a dia é a lentidão de suas máquinas. Existem vários fatores que implicam nesse incidente, desde problema físico em seus componentes, as configurações do PC, programas instalados, e outros.

Algo muito recorrente e que pode gerar a lentidão é deixar a máquina ligada durante muito tempo sem reinicialização. Além de comprometer a vida útil dos componentes, alguns processos permanecem em execução em segundo plano gerando travamentos inesperados. Reiniciar a máquina, por vezes, pode resolver grande parte dos problemas.

Em alguns casos, mesmo após a reinicialização, a lentidão persiste. Nesse caso, precisamos realizar uma análise mais profunda para verificar o motivo do incidente. A partir desse momento, a equipe técnica atua verificando quais os serviços, que não sejam da Microsoft, estão em execução na máquina e por vezes não se faz necessário, porém consomem a memória. Realizar a limpeza de arquivos temporários, limpar cache dos navegadores e desfragmentar o disco também melhoram no desempenho.

Uma ferramenta muito importante para a otimização do sistema é a desfragmentação de disco. Durante o tempo de utilização do equipamento, uma séria de leituras e gravações são feitas no HD gerando fragmentos de arquivos gravados no disco, dividindo documentos e programas por todo o HD, com os softwares e arquivos fragmentados, sua leitura se torna mais lenta.

Outra ferramenta é a limpeza de disco, que busca os arquivos inúteis que estão na máquina e os remove. Ambas ferramentas estão disponíveis no Windows, porém existem softwares que auxiliam na limpeza e otimização do sistema, como o Wise Registry Cleaner, responsável pela limpeza de registro e correção de alguns erros do Windows; e o Wise Disk Cleaner, responsável pela limpeza dos navegadores, arquivos inúteis e desfragmentação de disco.

Com simples ações, como a reinicialização e desfragmentação de disco, pode-se melhorar o desempenho, aumentar a vida útil do equipamento e evitar interrupções nas tarefas diárias por falha no sistema ou hardware.

Lembrando que as limpezas descritas acima, são realizadas no sistema, mas existem problemas físicos que também podem ocasionar lentidão ou até mesmo acarretar o não funcionamento do computador, como o superaquecimento, poeira, a falta da pasta térmica, e outros. 

ONDE ESTAMOS?

Rua Fortunato Ramos, nº 245, Ed. Praia Trade Center
Santa Lucia, Vitória - ES, 29056-020
7° Andar

(27) 3015-1800