CASES


REDE GAZETA - BI PARA AUDIÊNCIA, PESQUISA E MERCADO


Projeto BI para a área de audiência, pesquisa e mercado

Tendo como principais objetivos a desburocratização dos processos internos, a democratização das informações e a autonomia da equipe comercial, os gestores da Rede Gazeta perceberam que era hora de procurar uma plataforma de Business Intelligence (BI) fornecida por uma empresa que fosse ao encontro de todos esses anseios.

Através de indicações, experiências anteriores e avaliação de um modelo de entrega flexível, os gestores procuraram a Datasource Expert (DEX) – unidade de negócios da Mindworks especializada em projetos e produtos voltados à BI e Analytics. Desta forma, a DEX iniciou a melhoria do portal denominado Datamarketing, utilizado na área de inteligência de mercado da rede, e migrou a solução antiga para o DEXBoard.

Até o ano passado, a equipe comercial da Rede Gazeta enfrentava problemas com o antigo fornecedor, que incluíam planilhas em excesso, dados desorganizados e um sistema burocrático que atrapalhava o fluxo de informações. Com o DEXBoard, os gestores afirmam que conseguiram reunir tudo o que precisavam em uma plataforma só, de forma muito mais simples, rápida, segura e eficiente.

Além disso, a DEX e a Mindworks também estão oferecendo consultoria, capacitação e treinamento de toda a equipe, fazendo com que o retorno para a plataforma e o novo sistema seja ainda melhor e mais bem aproveitado pelos colaboradores e usuários.

 

DESAFIOS

A Rede Gazeta procurou a DEX para conduzir a melhoria a entrega do portal denominado Datamarketing, utilizado para a área de inteligência de mercado da empresa. A DEX migrou a solução antiga – baseada no Sharepoint Online – para o DEXBoard, conseguindo atender por completo às necessidades, que incluem desburocratização, acesso simplificado, eficiência, segurança e democratização das informações.

 

A REDE GAZETA

Fundada em 1928, a Rede Gazeta é hoje o maior grupo de comunicação do Espírito Santo. Com quase mil funcionários, a rede é detentora de um jornal impresso de fim de semana, um site de notícias, oito rádios, quatro emissoras de TV aberta filiados à Rede Globo, dois portais de notícias locais e o Globo Esporte Espírito Santo, além de uma empresa de soluções digitais.

 

DEPOIMENTO DO CLIENTE

“Temos um projeto na Rede Gazeta de avançar cada vez mais nas informações disponibilizadas e no aumento da audiência, promovendo a democratização da informação e autonomia da nossa equipe. Até 2019, tínhamos uma ferramenta de BI que nos fornecia muitos dados, planilhas, mas tudo de forma muito burocrática e que atrapalhava o fluxo de informações. A partir daí, através de recomendações, chegamos à DEX e à Mindworks, que nos auxiliaram desde então com a implementação de uma plataforma única, muito mais simples, mais rápida, com segurança e que trouxe mais autonomia para a nossa equipe. Tudo foi implementado em tempo recorde, com todas as orientações e capacitações necessárias. Além disso, um projeto que começou para cumprir um objetivo de incrementar nossa plataforma de BI, acabou crescendo e nos trazendo outros resultados muito positivos”.

Aldo Agurto Munoz - gerente de Audiência e Pesquisa de Mercado da Rede Gazeta