CASES


CASE PERFIL ALUMÍNIO - MIGRAÇÃO DE SOLUÇÃO DE BI


Migração de solução de BI da Oracle para a plataforma Microsoft

Em busca de uma solução mais eficiente, moderna e tecnológica para o sistema de Business Intelligence (BI), os gestores da empresa capixaba Perfil Alumínio procuraram a Datasource Expert (DEX) – unidade de negócios da Mindworks especializada em projetos e produtos voltados à BI e Analytics - para cuidar de todo o processo de migração e viabilizar a transição para a plataforma da Microsoft.

O projeto de migração e toda a parte de estrutura foram entregues com avaliação positiva – tanto para o desenvolvimento e condução do projeto como para a eficiência e assertividade da equipe.

Entre os pontos que foram implementados nesta primeira onda, estão migração do ambiente de departamento comercial, conversão de tabelas, reconstrução de ETLs, criação da área de staging, construção do cubo comercial e construção dos relatórios e painéis utilizando o Microsoft PowerBI. Toda a arquitetura foi provisionada no AZURE.

Para que o sistema de Business Intelligence funcione da melhor forma, a visualização dos dados é um ponto muito importante. Neste caso, menos é mais. Quanto menos visões – que são os compilados de dados -, mais simples será o sistema de BI e mais resultados ele pode trazer para as decisões da empresa. Na primeira entrega da migração, a DEX já conseguiu reduzir de oito para três visões. E a expectativa é de uma redução ainda maior até o final do projeto.  

 

DESAFIOS

A Perfil Alumínio procurou a DEX para conduzir a migração do BI, anteriormente entregue por uma solução da Oracle, para a plataforma da Microsoft. O desafio aumentou quando o fornecedor anterior não concedeu as informações dos cálculos – necessárias para o entendimento das regras do negócio e posterior desenvolvimento das visões. Com isso, partiu da DEX o entendimento das regras que geram indicadores de faturamento bruto, peso líquido e margem de contribuição. 

 

A PERFIL ALUMÍNIO

No mercado desde 1995, a Perfil Alumínio vem conquistando destaque entre as melhores empresas do setor de extrudados de alumínio, atendendo desde construção civil até grandes indústrias. Desde 2010, a empresa iniciou um trabalho de ampliação na participação e hoje atua em todo o território nacional, com uma proposta de valor focada no atendimento personalizado e em sistemas certificados pelos padrões da ABNT.

 

DEPOIMENTO DO CLIENTE

“Iniciamos em 2018 uma busca por uma nova ferramenta de BI, por entender que a que usávamos até então estava ultrapassado em relação a tecnologia e performance. Olhamos diversas ferramentas, até que fomos a um evento da Microsoft em Belo Horizonte (MG) e pudemos presenciar a importância da ferramenta Power BI para a Microsoft. Resolvemos investir nessa empreitada, realizando um POC com uma análise mais simples, visando enxergar a aderência da ferramenta aos processos da empresa. Foi um sucesso, iniciamos ali uma parceria com a empresa DEX, visando migrar todo nosso parque já construído para o ambiente Microsoft Power BI. O trabalho foi bem feito, fizemos um bom levantamento, planejamento e execução, onde a equipe da DEX fez sugestões de melhorias no processo de construção de dados analíticos para uma melhor performance e controle da informação. Com o Power BI, ganhamos escalabilidade de mão de obra, recursos e aderência dos usuários finais que estavam ambientados com a ferramenta Excel”.

Leonardo Carvalho – gerente de TI da Perfil Alumínio